Jogos, lutas, esportes e ginastica
Objetivos
Desenvolver a consciência corporal, a capacidade de saltar num pé só, girar e equilibrar-se.
Estimular a combinação de regras.
Desenvolver a consciência corporal, a capacidade de saltar num pé só, girar e equilibrar-se.
Estimular a combinação de regras.
Mais sobre brincadeiras
Ano
1º ano
Tempo estimado
Livre
Material necessário
Uma pedra pequena (aproximadamente de 5 cm x 5 cm) e um giz branco e um colorido.
Desenvolvimento das atividades
Plano 1
Sondagem:
Quem conhece o jogo de amarelinha? Peça a um voluntário que faça com o giz um quadrado no chão. Não estipule uma metragem: permita que os pequenos encontrem o tamanho ideal. Feito o quadrado, ele precisa ser riscado e numerado de acordo com o esquema abaixo .
Como é o jogo
1. Os pequenos definem no par-ou-ímpar quem começa. O primeiro jogador fica fora do desenho e deve atirar a pedrinha no quadrado.
2. Pulando num pé, a criança precisa da casa 1 para a 2 e 3. Depois, para a 4 , 5 ,6 , 7 , 8, 9, 10.
3. O "céu" é a área de chegada.
4. Se pular fora do desenho o jogador passa a vez para outro.
Plano 2
Quando a turma já tiver dominado a tarefa de atravessar o tabuleiro ,utizando uma musica ( a da amarelinha da xuxa) estimule variações: primeiro, pular com a pedrinha equilibrado na palma da mão; depois, com ele sobre os dedos formando um copinho; por fim. Incentive que as crianças sugiram modificações.
Plano 3
Faremos uma roda de conversa ao ar livre no pátio, onde o tema sera a amarelinha, o que acharam, se gostaram, o que mudariam ma brincadeira.
Avaliação
Atente para a capacidade de interação de cada criança e o desenvolvimento do equilíbrio e da capacidade de salto e giro nos vários níveis de dificuldade oferecidos. Use essas observações para propor variações do jogo ou novas brincadeiras. Porem a avaliação deve ser sempre contínua.
Apresentamos esse trabalho na aula de Ed. Física e deu certo.
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