segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Amarelinha

Conteúdo
Jogos, lutas, esportes e ginastica
Objetivos
Desenvolver a consciência corporal, a capacidade de saltar num pé só, girar e equilibrar-se.
Estimular a combinação de regras.
Mais sobre brincadeiras

Ano
1º ano

Tempo estimado
Livre

Material necessário
Uma pedra pequena (aproximadamente de 5 cm x 5 cm) e um giz branco e um colorido.

Desenvolvimento das atividades 

Plano 1
Sondagem:
Quem conhece o jogo de amarelinha? Peça a um voluntário que faça com o giz um quadrado no chão. Não estipule uma metragem: permita que os pequenos encontrem o tamanho ideal. Feito o quadrado, ele precisa ser riscado e numerado de acordo com o esquema abaixo .

Como é o jogo
1. Os pequenos definem no par-ou-ímpar quem começa. O primeiro jogador fica fora do desenho e deve atirar a pedrinha no quadrado.

2. Pulando num pé, a criança precisa da casa 1 para a 2 e 3. Depois, para a  4 , 5 ,6 , 7 , 8, 9, 10.

3. O "céu" é a área de chegada.

4. Se pular  fora do desenho o jogador passa a vez para outro.

Plano 2

Quando a turma já tiver dominado a tarefa de atravessar o tabuleiro ,utizando uma musica ( a da amarelinha da xuxa) estimule variações: primeiro, pular com a pedrinha equilibrado na palma da mão; depois, com ele sobre os dedos formando um copinho; por fim. Incentive que as crianças sugiram modificações.

Plano 3

Faremos uma roda de conversa ao ar livre no pátio, onde o tema sera a amarelinha, o que acharam, se gostaram, o que mudariam ma brincadeira.


Avaliação
Atente para a capacidade de interação de cada criança e o desenvolvimento do equilíbrio e da capacidade de salto e giro nos vários níveis de dificuldade oferecidos. Use essas observações para propor variações do jogo ou novas brincadeiras. Porem a avaliação deve ser sempre contínua.

Apresentamos esse trabalho na aula de Ed. Física  e deu certo.

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